segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Armações madein, China investiga erro informático que fez disparar acções na bolsa de Xangai

Problemas no sistema de transacções de uma casa de corretagem levaram índice bolsista a valorizar mais de 5% durante alguns segundos.
A autoridade chinesa que regula os mercados de capitais abriu uma investigação depois de identificar um problema no sistema informático de uma .casa de corretagem. Em apenas alguns segundos, o erro fez disparar em 5,6% o índice bolsista Xangai Composite, na última sexta-feira.
Segundo um comunicado da comissão chinesa de regulação bolsista, emitido no domingo, os problemas de transacção que ocorreram durante a sessão de 16 de Agosto tiveram origem num defeito no sistema de transacções da Everbright Securities.
O sistema lançou uma série de ordens de compra de acções, num montante de 23.400 milhões de iuans (2870 milhões de euros), levando o índice a registar uma subida acentuada, mas sem que nenhuma das transacções se chegasse a concretizar. Apesar da valorização pontual, que provocou alguma confusão na Bolsa de Xangai, entre os rumores de que se tratava de um “erro humano”, o índice acabou por terminar a sessão a desvalorizar 0,6%.
Depois de reconhecer o problema informático, a Everbright Securities fez saber que, com este caso, perdeu o equivalente a 31 milhões de dólares (cerca de 23 milhões de euros).
Para já, durante três meses, deixará de poder realizar transacções, assim como assumir posições nos chamados mercados de futuros (onde, por exemplo, são fixadas condições futuras na transacção de um título). 

Segundo o jornal britânico Financial Times, o regulador do mercado sublinhou tratar-se de um caso isolado, mas todas as entidades de corretagem estão agora sob alerta para potenciais problemas, tanto mais depois de analistas terem avisado para as fragilidades que o caso desperta em torno da confiança no mercado de acções na China.


Nenhum comentário:

Postar um comentário